- Ementa
Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância. Ambientes virtuais de aprendizagem. Histórico da Educação a Distância. Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.
- Objetivos
Ao término dos estudos deste conteúdo, o aluno estará preparado para estudar a distância, sabendo como lidar com as tecnologias e, sobretudo, com o processo de autoaprendizagem, que envolve disciplina e perseverança.
- Conteúdo Programático
UNIDADE 1 – APRENDENDO A APRENDER
- Entender a importância do estudo autodidático e aplicar técnicas para a autoaprendizagem por meio de tecnologias e conteúdo digital.
- Organizar e aplicar o processo cognitivo por meio de ferramentas como mapas mentais, mapas conceituais e práticas de fixação de conteúdo didático.
- Lidar com multimeios didáticos como vídeos, podcasts, objetos interativos de aprendizagem e outros recursos para aprimorar o processo da autoaprendizagem.
- Utilizar a estratégia de autoavaliação no contexto e ambiência da autoaprendizagem, valendo-se de recursos como quizzes, exercícios e do
UNIDADE 2 – CURADORIA DE CONTEÚDO PARA AUTOAPRENDIZAGEM
- Identificar fontes de conhecimento significativas por meio da curadoria de conteúdo digital na web, aplicando recursos como busca orgânica e certificação de fontes confiáveis de conteúdo por meio da IA (Inteligência Artificial) e da associação lógica.
- Estudar por meio das tecnologias de IA (Inteligência Artificial), montando suas próprias trilhas de aprendizagem e autoavaliação do desempenho cognitivo.
- Empregar técnicas de abstração de conteúdo e associação lógica para acelerar a autoaprendizagem de forma significativa.
- Pesquisar e identificar objetos de aprendizagem disponíveis na web para a autoaprendizagem.
UNIDADE 3 – ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA NA AUTOAPRENDIZAGEM
- Identificar e diferenciar os diversos recursos didáticos disponíveis na trilha de aprendizagem, mensurando métricas temporais para a conclusão de cada atividade cognitiva.
- Montar o calendário de estudos em função da trilha de aprendizagem prevista na plataforma de EaD.
- Desenvolver o senso de organização do tempo, encontrando momentos adequados para a realização das atividades de estudo e aprendizagem.
- Organizar o ambiente de estudos para maximizar a eficiência e eficácia da aprendizagem.
UNIDADE 4 – AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E RECURSOS DIGITAIS
- Entender a arquitetura de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e os vários recursos didáticos digitais para estudo, interações e avaliação.
- Diferenciar os formatos síncrono e assíncrono das atividades de estudo e aprendizagem, discernindo sobre a importância a aplicação de cada um deles para a autoaprendizagem e autoavaliação do desempenho formativo.
- Aplicar regras de conduta e boas práticas nas interações síncronas em ambientes de sala de aula virtual, entendendo e respeitando os procedimentos de mediação da aprendizagem.
- Interagir de forma ética e eficaz em fóruns de discussão, entendendo e respeitando os procedimentos de moderação das postagens.
- Metodologia
- Aulas expositivas e interativas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
- Estudos de caso e simulações;
- Exercícios práticos e projetos colaborativos;
- Acompanhamento e suporte por meio de tutoria especializada.
- Critérios de Avaliação
- Participação nas atividades propostas (30%);
- Trabalhos e atividades práticas (40%);
- Prova final ou avaliação por desempenho (30%).
- Bibliografia Básica
SANTOS, Tatiana de Medeiros. Educação a Distância e as Novas Modalidades de Ensino. Editora TeleSapiens, 2020.
TELESAPIENS: AUTOR. Introdução à EaD. Editora TeleSapiens, 2025.
SANTOS, Tatiana de Medeiros. Educação a Distância e as Novas Modalidades de Ensino. Editora TeleSapiens, 2020.
TELESAPIENS: AUTOR. Introdução à EaD. Editora TeleSapiens, 2025.
SANTOS, Tatiana de Medeiros. Educação a Distância e as Novas Modalidades de Ensino. Editora TeleSapiens, 2020.
TELESAPIENS: AUTOR. Introdução à EaD. Editora TeleSapiens, 2025.
SANTOS, Tatiana de Medeiros. Educação a Distância e as Novas Modalidades de Ensino. Editora TeleSapiens, 2020.
TELESAPIENS: AUTOR. Introdução à EaD. Editora TeleSapiens, 2025.
- Bibliografia Complementar
BRASILEIRO, Anaïs Eulálio. Direito Digital. Editora TeleSapiens, 2020.
THOMÁZ, André de Faria; BARBOSA, Thalyta M. N. Pensamento Científico. Editora TeleSapiens, 2020.
DA SILVA, Andréa C. P.; KUCKEL, Tatiane. Produção de Conteúdo para EaD. Editora TeleSapiens, 2020.
DA SILVA, Jessica L. D.; DIPP, Marcelo D. Sistemas e Multimídia. Editora TeleSapiens, 2020.
DUARTE, Iria H. Q. Fundamentos da Educação. Editora TeleSapiens, 2020.
MACHADO, Gariella E. Educação e Tecnologias. Editora TeleSapiens, 2020.
BRASILEIRO, Anaïs Eulálio. Direito Digital. Editora TeleSapiens, 2020.
THOMÁZ, André de Faria; BARBOSA, Thalyta M. N. Pensamento Científico. Editora TeleSapiens, 2020.
DA SILVA, Andréa C. P.; KUCKEL, Tatiane. Produção de Conteúdo para EaD. Editora TeleSapiens, 2020.
DA SILVA, Jessica L. D.; DIPP, Marcelo D. Sistemas e Multimídia. Editora TeleSapiens, 2020.
DUARTE, Iria H. Q. Fundamentos da Educação. Editora TeleSapiens, 2020.
MACHADO, Gariella E. Educação e Tecnologias. Editora TeleSapiens, 2020.
BRASILEIRO, Anaïs Eulálio. Direito Digital. Editora TeleSapiens, 2020.
THOMÁZ, André de Faria; BARBOSA, Thalyta M. N. Pensamento Científico. Editora TeleSapiens, 2020.
DA SILVA, Andréa C. P.; KUCKEL, Tatiane. Produção de Conteúdo para EaD. Editora TeleSapiens, 2020.
DA SILVA, Jessica L. D.; DIPP, Marcelo D. Sistemas e Multimídia. Editora TeleSapiens, 2020.
DUARTE, Iria H. Q. Fundamentos da Educação. Editora TeleSapiens, 2020.
MACHADO, Gariella E. Educação e Tecnologias. Editora TeleSapiens, 2020.
BRASILEIRO, Anaïs Eulálio. Direito Digital. Editora TeleSapiens, 2020.
THOMÁZ, André de Faria; BARBOSA, Thalyta M. N. Pensamento Científico. Editora TeleSapiens, 2020.
DA SILVA, Andréa C. P.; KUCKEL, Tatiane. Produção de Conteúdo para EaD. Editora TeleSapiens, 2020.
DA SILVA, Jessica L. D.; DIPP, Marcelo D. Sistemas e Multimídia. Editora TeleSapiens, 2020.
DUARTE, Iria H. Q. Fundamentos da Educação. Editora TeleSapiens, 2020.
MACHADO, Gariella E. Educação e Tecnologias. Editora TeleSapiens, 2020.